terça-feira, 30 de agosto de 2011

Editorial da edição 109 do JB - "Ministério dos Trambiques"

    O governo Dilma iniciou sua trajetória num clima de relativa calmaria - a calmaria que antecede as tempestades. Mas bastou o episódio Palocci, para os escândalos se espalharem pelos ministérios.
     É tanta falcatrua que podemos chamar a Esplanada dos Ministérios de "Recanto do Ali Babá".  Aliás, já que temos tantos ministérios, não custa criar mais um, volume que justifique sua criação isso tem de sobra, seria o MT. Não, não é o Ministério dos Transportes, nem tão pouco o Ministério do Turismo, é o Ministério dos Trambiques.
     O mais difícil seria escolher o Ministro. Haveriam mais candidatos que inscrição do Big Brother ou vestibular de medicina e mais confusão que o Enem. É tanta gente qualificada que seria necessária uma prova eliminatória, mas não há lugar com capacidade suficiente. E não podemos fazer como na Copa do Mundo, demorar anos e anos para construção de um lugar que comporte.
    Seriam feitas apostilhas coordenadas pelo Ministério da Educação, mas com os erros nos textos muitas questões seriam anuladas. Isto sem falar no roubo dos gabaritos.
   Mas caso isso venha a contecer, tem muita gente se aperfeiçoando com afinco. Não é à toa que certas verbas são desviadas no Ministério dos Transportes e não são desvios para as obras necessárias em tantas rodovias, mas para o bolso de eficientes funcionários ou comissões de licitações que voam sem problemas no Ministério do Turismo e só mesmo lá que alguma coisa voa tranquila neste país.
   O sucesso do momento em Brasíia é nova loteria, onde você faz seu jogo e tenta acertar em que ministério acontecerá o próximo escândalo. mas são tantas opções que é mais fácil acertar na Mega Sena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário