quinta-feira, 28 de julho de 2011

Projeto Determina que Alimentos e Bebidas Forneçam Informações Nutricionais (Matéria do JB edição 108)


     O Deputado Federal Jonas Donizette (PSB/SP) apresentou no dia 21 de Junho, o projeto de Lei 1640/2011.  A proposta determina que os alimentos e bebidas embalados, inclusive os “DIET” e “LIGHT” avisem no quadro de informações nutricionais, em separado do grupo de carboidratos, os açúcares e quantidades contidas no produto. Segundo o parlamentar, a população associa as definições de “DIET” e “LIGHT” como produtos livres de açúcar, o que não acontece de fato.
     Os alimentos “DIET” são aqueles cuja composição original foram “retiradas” substâncias e que servem para dietas especiais. Desse modo, produtos sem sal - mas com açúcar - são “DIET”, mas porquê são indicados para os hipertensos; os sem gordura - mas com açúcar - são “DIET” porquê são recomendados para quem tem excesso de colesterol, e assim por diante.
     “Portanto, basta que apenas um dos componentes normais do produto tenha sido suprimido, para que ele seja classificado “DIET”, afirma Jonas Donizette.  A iniciativa do deputado vai ao encontro às reivindicações da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), que já desenvolve um trabalho de conscientizaçãodo público. Trata-se de uma preocupação compartilhada também  por profissionais de saúde e por pessoas envolvidas com o direito e o bem-estar dos diabéticos no país. O Deputado Federal afirmou que, nos produtos em geral, a informação nutricional traz a quantidade de açúcar incorporada ao grupo de “carboidratos”, fato que impede ao consumidor conhecer quais açúcares e quais as quantidades contidas. “ O propósito é melhorar a qualidade da informação ao público”, destacou. Jonas Donizette acrescentou que há uma verdadeira proliferação de produtos “DIET” e “LIGHT” e o público precisa ser informado a respeito.
O parlamentar afirma que se trata de uma questão de saúde pública e que a questão precisa ser solucionada o quanto antes. “Por isso, o Projeto de Lei 1640/2011, representa um serviço de utilidade pública a todos aqueles que não podem ingerir açúcar e precisam saber disso”. Concluiu o Deputado Federal do PSB.

Sites para informar-se melhor: http://nutridoc.inforportal.net/diet-ou-light e http://www.anutricionista.com/diferenca-entre-alimentos-e-produtos-diet-e-light.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário