sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cigarro e Pílula Podem Minar Saúde Ginecológica e Levar ao Câncer ! (final)

 Última Parte da Matéria da Edição 107 do JB - Coluna Check Up

              Uma revisão de 28 estudos descobriu que mulheres que fazem uso de contraceptivos orais têm mais chances de ter câncer do que aquelas que nunca tomaram o remédio. O vírus responde mais por causa dos derivados de estrógeno contidos na pílula, esclarece Villa.
              Outra explicação seria a redução no uso de preservativo, já que a contracepção está sendo feita com a pílula.
Câncer de colo de útero

                           A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção causada pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos, alerta o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
            Segundo a entidade, são 18.430 novos casos todo ano e 4.800 vítimas fatais. No ranking, é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama. É a quarta causa de morte na população feminina no País. Além disso, 44% descobrem câncer de colo de útero em estágio avançado.



A boa notícia, no entanto, é que existem formas de preveni-lo. A vacina contra o HPV, por exemplo, é uma das tecnologias mais recentes no combate à doença. Ela chegou pela primeira vez ao Brasil em 2007 e está sendo indicada para mulheres sexualmente ativas até os 26 anos. Em outros países, no entanto, já está sendo aplicada também em outras faixas etárias.
A realização anual do exame papanicolau também tem se mostrado bastante eficaz. Por meio desse exame é possível identificar lesões pré-cancerosas. Quando tratadas precocemente, podem impedir que a doença se torne um câncer.

(mais informações visite: http://viversofando.blogspot.com/2011/05/pilula-anticoncepcional-e-cigarro-uma.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário